\\ INFORMAÇÃO \ notícias

No dia 20 de outubro, os professores do ensino privado vão parar!

Publicada em 03/10/2013.

 

PROFESSORES E PROFESSORAS,

 

Neste mês de outubro, o Sinpro-Noroeste está engajado em uma campanha nacional liderada pela Contee pela valorização profissional dos professores. A sua participação será fundamental para o sucesso dessa iniciativa que mobilizará milhares de docentes em todo o país.

 A NOSSA LUTA

 

O excesso de trabalho é um dos principais problemas enfrentados pela nossa categoria. Com o acirramento da concorrência entre as instituições de ensino, com a falta de limite de alunos por turma e o incremento de novas tecnologias, os professores passaram a enfrentar jornadas de trabalho muito mais elásticas.

Agora, além de corrigir avaliações e preparar aulas em prazo curto, temos que postar conteúdos nos sites das instituições, responder e-mails em qualquer horário, lançar notas e informações no sistema e dar conta de inúmeras atividades burocráticas online. Tudo isso para cumprir fora da carga horária contratada, inclusive nos finais de semana.

 

COMO VAI FUNCIONAR

 

Para chamar a atenção da sociedade e gerar um debate público pela mídia, alertando sobre as consequências desta realidade, criamos o Domingo de Greve. Isso mesmo, por mais estranho que pareça fazer uma greve em um domingo, esse fato inusitado será fundamental para apontarmos o problema do excesso de trabalho extraclasse. A greve é um instrumento legítimo dos trabalhadores no enfrentamento de situações limite. É justamente neste ponto que estamos. Precisamos dar um basta a essa lógica de cada vez mais sobrecarregar quem ensina. Nós, que estamos na sala de aula, sabemos que os nossos finais de semana são absorvidos por um volume insustentável de atividades impostas pelas direções e coordenações.

Somos privados do lazer, do convívio familiar e do merecido direito ao descanso. Essa realidade traz prejuízos à nossa saúde e à qualidade de ensino.

 

A SUA PARTICIPAÇÃO

 

Dia 20 de outubro será um dia para não corrigir provas e trabalhos, não preparar aulas, não postar materiais no site da escola, nem abrir e responder e-mails da coordenação, alunos ou pais. Vamos protestar não trabalhando. Acompanhe pelo site do sindicato todas as informações, converse com os colegas e participe das atividades. Por fim, vá à noite ao SESC-IJUÍ e curta a peça teatral “Reviravoltas do Coração”, às 20h 30min, uma promoção do Sindicato para começar bem a semana. A adesão individual e consciente a este DOMINGO DE GREVE resgatará o seu direito ao lazer, ao descanso e nos fortalecerá na resistência ao trabalho sem limites.

Links Relacionados