\\ INFORMAÇÃO \ notícias

Dia Nacional do Basta mobilizará entidades no dia 10 de agosto

Organização foi debatida durante plenária da CUT em Porto Alegre
Organização foi debatida durante plenária da CUT em Porto Alegre
Publicada em 20/07/2018.

A Central Única dos Trabalhadores realizou, na última semana, uma Plenária Interestadual, em Porto Alegre, com a participação de dirigentes de entidades filiadas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Entre as diversas pautas abordadas, a principal foi a mobilização para o dia 10 de agosto, quando haverá protestos em todo o país contra os prejuízos que a classe trabalhadora e toda sociedade vêm enfrentando desde o golpe parlamentar, jurídico e midiático de 2016.

É o DIA NACIONAL DO BASTA (Basta de desemprego, basta de aumento dos combustíveis, basta de retirada de direitos, basta de desigualdade, basta de manipulação da mídia, basta de privatizações, basta de perseguição a Lula). A mobilização está marcada para o dia 10 de agosto, e será marcada por atos em todo o País.

Integrante da diretoria do Sinpro-Noroeste, a professora Cida Zasso participou da plenária da CUT na capital. Segundo ela, chamou atenção a presença maciça de sindicatos cutistas dos três estados do Sul, que chamarão os trabalhadores para atos espalhados por várias cidades. A tônica da plenária foi a discussão sobre as mobilizações que pedirão a liberdade do ex-presidente Lula. É consenso entre as três entidades do Sul que, sem Lula, o processo eleitoral deste ano perderá sua legitimidade.

Ainda na plenária, a participação de trabalhadores do setor petroleiro foi outro destaque. “Os petroleiros participaram em peso da plenária, e se mostraram muito preocupados com a atual política entreguista imposta pelo governo federal à Petrobras”, relatou a professora Cida Zasso. Ainda segundo a diretora do Sinpro, mais de 600 pessoas lotaram o auditório Dante Barone, da Assembleia Legislativa. O professor Sérgio Pires, integrante da diretoria do Sinpro, também representou a entidade sindical na Plenária.