\\ INFORMAÇÃO \ notícias

Acordo com as Comunitárias seguirá sendo discutido

Publicada em 28/09/2018.

O Sinpro, ao lado das demais instituições que representam a educação privada no Estado, deu prosseguimento nesta semana às negociações com a representação das Instituições Comunitárias de Educação Superior – Ices.

Foi o terceiro encontro entre trabalhadores e patrões, com o objetivo de mediar a assinatura do Acordo Coletivo Plúrimo para 2019, respeitando as especificidades das instituições comunitárias e as dinâmicas de trabalho dos professores destas instituições.

No encontro, realizado em Porto Alegre, novamente houve poucos avanços, em função de que os representantes das Ices não abordaram a pauta previamente enviada pelos sindicatos. Desta forma, novamente foi apresentado um panorama de dificuldades financeiras por parte das universidades comunitárias, que ocorre em função da queda brusca no número de alunos. O quadro, admitem os representantes patronais, se dá pelo estrangulamento de programas como o Fies e o ProUni, uma opção feita pelo governo federal nos últimos dois anos.

Os professores manifestaram a intenção de, nos próximos encontros, avançar nas pautas propostas, de maneira a dar mais celeridade e maiores deliberações à negociação.