\\ O Sindicato

Contribuições

Publicada em 21/10/2010.



Mensalidades

As mensalidades dos associados correspondem a 1% do salário-base dos professores e vigoram a partir do mês em que se dá a associação. O pagamento das mensalidades sociais ocorre através de desconto em folha salarial. Como a associação é voluntária, esse desconto só ocorre para sócios, e pode ser feito em qualquer uma das empresas empregadoras da base territorial do sindicato. Excepcionalmente, o sindicato pode receber as mensalidades diretamente na tesouraria. Essa possibilidade é válida para desempregados e aposentados.

 

Taxa assistencial

A taxa assistencial é descontada dos professores da base do sindicato por ocasião das assinaturas de acordos e/ou convenções coletivas de trabalho. O desconto é feito no percentual determinado pela assembléia geral, ou quando do julgamento de dissídio coletivo de trabalho da categoria.

 

Imposto sindical

O Imposto Sindical é descontado por força de Lei, está previsto na Legislação Trabalhista. Com a Reforma Sindical, em curso, existe a possibilidade de eliminação da cobrança, que corresponde a um dia de trabalho de cada trabalhador. O valor é descontado uma vez ao ano, no mês de março. Uma parcela do valor é destinada ao governo federal, outra às Confederações e Federações, retornando ao sindicato de base 60% do valor arrecadado. O Sinpro-Noroeste adota como política a devolução do total de recursos recebidos através do Imposto Sindical. Isto é feito por meio da política de Auxílio Evento, que possibilita aos associados uma ajuda de custos para a participação em atividades de qualificação e formação.

 

Fique atento

A receita e as despesas para cada exercício financeiro constam do orçamento elaborado pela diretoria colegiada, que é submetido ao parecer do conselho fiscal e levado à apreciação da assembléia geral.

Links Relacionados