O Sinpro-Noroeste é o sindicato que representa os professores do Ensino Privado do Município de Ijuí, no Rio Grande do Sul. Nossa base está distribuída em escolas particulares, escolas de idiomas, escolas infantis particulares – antigas creches – universidades particulares e demais estabelecimentos de ensino privado, nos diversos níveis de formação. O sindicato foi fundado em 25 de agosto de 1984, ano de intensa ebulição política e social no Brasil. Desde sua fundação, a entidade mantém atividades ininterruptas na defesa dos interesses dos professores. O Sinpro sempre teve atuação voltada à categoria, acompanhou as intensas transformações e os diferentes contextos vividos pelo País, sempre com uma atuação amplificada. A defesa da democracia e dos direitos de todos os professores também têm sido a tônica do sindicalismo exercido pelo Sinpro.
Representante da classe laboral de todas as instâncias do ensino privado de Ijuí, a entidade realiza assembleias e reuniões abertas à participação de todos os professores, os quais decidem sobre as formas de sustentação financeira e prestação de contas; as políticas de atuação, as reivindicações, os acordos e convenções coletivas firmados pelo Sinpro Noroeste. O sindicato mantém negociações constantes com o Sindicreches (no âmbito da educação infantil), Sindiomas (que congrega o ensino de idiomas), Sindiman (das escolas e instituições de ensino superior e básico mantidas por instituições filantrópicas), e Sinepe/RS (representante das demais instituições de ensino básico e superior).
O sindicato é conduzido por uma direção colegiada, eleita para gestões trienais.
Uma das marcas da atuação do Sinpro Noroeste é a presença dos dirigentes sindicais junto aos professores nas instituições de ensino. Com o objetivo de potencializar sua atuação na defesa dos interesses dos professores, o Sinpro Noroeste, por decisão de seus associados, integra a organização sindical do país, sendo filiado à Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino do Rio Grande do Sul – Fetee/Sul, à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino – Contee e à Central Única dos Trabalhadores – CUT.
Representar os professores das instituições de ensino de direito privado de Ijuí na luta pela dignidade profissional, pela qualidade da educação e pelo exercício da cidadania.