Após quatro meses de negociações coletivas com três entidades patronais distintas, o Sinpro-Noroeste concluiu até este mês de julho cinco acordos para novas convenções coletivas de professores do ensino privado. Os itens foram apresentados e aprovados em assembleias, e posteriormente formalizados no Ministério do Trabalho.
A primeira convenção a ser encaminhada foi a dos professores do ensino básico, que atuam em instituições de ensino representadas pelo Sinepe/RS. Após uma série de encontros e certa resistência da entidade patronal, o Sinpro concluiu a negociação para a nova convenção dos professores da educação superior junto ao Sinepe/RS.
Em outras duas frentes, o Sinpro fechou acordos com o Sindiman, representante das instituições comunitárias de ensino, na educação básica e na educação superior.
Por fim, os professores da educação infantil também estão protegidos por convenção coletiva de trabalho, após várias rodadas de negociação com o Sindeedin, que representa as escolas do segmento no Estado. Há, ainda, acordos coletivos específicos com instituições de ensino que seguem sendo mediados pelo sindicato neste ano.
Ao longo das últimas décadas, as ferramentas de negociação têm garantido direitos importantes aos professores do ensino privado, e o Sinpro-Noroeste garante que continuará priorizando esta política.
Para acessar a íntegra de todas as convenções coletivas assinadas pelo Sinpro neste ano, acesso nosso site www.sinpronoroeste.org.br, no Menu ‘Direitos’.