Foi realizada no início do mês a Conferência Municipal de Saúde dos Trabalhadores e Trabalhadoras de Ijuí. O evento ocorreu na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ijuí (SSPMI) e teve como tema central “Saúde do trabalhador e da trabalhadora como direito humano”.
Cumprindo seu papel de defesa dos interesses da classe trabalhadora, o Sinpro-Noroeste esteve representado no evento pelo professor Sérgio Pires.
O encontro, ocorrido, nos dias 3 e 4 de abril, debateu as questões que afetam os trabalhadores em termos de saúde física e mental.
Os participantes foram divididos em grupos para debater os três eixos apresentados e elaborar propostas e moções. No encerramento, os relatores de cada grupo apresentaram seus relatórios, seguidos pela votação do relatório final e pela escolha de quatro delegados que representarão o município na Conferência Estadual da Saúde do Trabalhador, que ocorre nos dias 13, 14 e 15 de junho, em Porto Alegre.
O professor Sérgio Pires foi eleito como delegado de Ijuí para a Conferência Estadual, onde também representará o Sinpro e a classe dos professores do ensino privado do município.
“As propostas foram votadas a nível municipal, agora serão analisadas no contexto estadual e, em seguida, serão levadas à conferência nacional. Em Ijuí, nosso intuito foi de discutir a saúde do trabalhador como um direito humano, alçando esse tema ao nível de importância que ele tem aos trabalhadores e trabalhadoras do nosso País”, analisou Pires.