A Central Única dos Trabalhadores no Rio Grande do Sul (CUT-RS) realizou, no último final de semana, a 16ª edição de seu Congresso Estadual. O encontro, ocorrido em Porto Alegre, reuniu lideranças sindicais de diversos segmentos congregados pela Central para, entre diversos temas, discutir a conjuntura política e econômica e as relações laborais sob a perspectiva dos direitos dos trabalhadores.

O presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci, afirmou que “estamos aqui vivos, resistentes e mais fortes” ao abrir oficialmente o evento. Ele destacou a volta do CPERS Sindicato e do Sintrajufe-RS, que recentemente se refiliaram à CUT, e a chegada de vários sindicatos, como caminhoneiros, agricultura familiar e municipários, “que estão vindo fazer a luta”. Segundo ele, “precisamos somar e crescer”.

O congresso possui mais de 400 delegados e delegadas já credenciados e termina na tarde deste sábado (5) como balanço do último período, a aprovação de resoluções sobre estratégias e um plano de lutas para os próximos quatro anos.

Por isso, a chapa de unidade, liderada pelo atual presidente da CUT-RS, professor Amarildo Cenci, foi eleita por unanimidade para o mandato que vai até 2027. O Congresso Estadual também contou com a presença do presidente da CUT Brasil, Sérgio Nobre.

O Sinpro-Noroeste, sindicato filiado à CUT-RS, também esteve representado no evento pela diretora Cida Zasso.