A Regional Noroeste da Central Única dos Trabalhadores no Estado (CUT-RS) reuniu sua base de sindicatos nesta terça-feira, 18, na sede do Sinpro-Noroeste, em Ijuí.

Na pauta do encontro, os representantes sindicais de diversas categorias diferentes fizeram uma análise de conjuntura das questões econômicas e sociais do País. Também foi feita pelos dirigentes uma avaliação dos primeiros 100 dias do governo Lula, a partir da retomada de diversos programas sociais e de governo, como Bolsa Família e Mais Médicos, e da agenda internacional mantida pelo presidente nas últimas semanas.

Nas discussões também esteve o projeto de lei que estabelece as novas bases da estrutura sindical no País – tema que vem sendo estudado pelas centrais sindicais -, além de um debate sobre o Congresso Estadual da CUT-RS, que ocorre em agosto em Porto Alegre, no Teatro Dante Barone, em preparação para o Congresso Nacional previsto para outubro, em São Paulo. O evento terá como tema principal os 40 anos da CUT.

Participaram da reunião desta terça representações do SindiSaúde de Santa Rosa, Cruz Alta e Ijuí, Cpers, Sinteep-Noroeste, além do Sinpro-Noroeste que sediou o encontro com a participação do coordenador-geral, Valdir Kinn.