Avanços na negociação da educação superior

O Sinpro-Noroeste participou na última quinta-feira, 11, de mais uma rodada de negociações com os dois sindicatos patronais que representam instituições de ensino superior.

Na mesa de debates com o Sindiman, relacionada aos professores que atuam em instituições comunitárias, houve uma reversão do quadro de negativas da entidade patronal, que aceitou a proposição dos sindicatos para a concessão de uma parcela maior do reajuste salarial ainda no primeiro semestre do ano. Com isso, os professores do ensino superior das instituições comunitárias devem receber uma parcela de 3,47% em junho, e a recomposição com mais 2% de reajuste no mês de setembro.

Já com o Sinepe/RS, a entidade solicitou nova rodada de negociação – agendada para a próxima quinta-feira, 18 – para a discussão de uma cláusula em específico. A proposição é acabar com o pagamento de valores do aprimoramento acadêmico aos novos contratados, substituindo o direito pelo pagamento de um abono. A avaliação do Sinpro-Noroeste e demais sindicatos é a de que a proposição mexe na estrutura da convenção coletiva dos professores, e a proposta não será aceita nestes moldes.

Já na educação básica o acerto com o Sinepe/RS já foi encaminhado, sendo aguardada apenas a assembleia da entidade patronal, marcada para o próximo dia 16.

Palco Giratório Sesc

O espetáculo teatral “Cuidado com Neguin” estará em cartaz em Ijuí na terça-feira, dia 30 de maio. A peça, que será apresentada no Teatro do Sesc (Rua Crisanto Leite, 202), às 20h, é um mónologo criado e estrelado por Kelson Succi e conta a história de um jovem negro e pobre, da favela, que passa por todas as dificuldades impostas pelo racismo da sociedade. Transitando entre a ironia e a tristeza, o texto emociona e faz pensar ao expor situações racistas do dia a dia das cidades. Os ingressos podem ser adquiridos no SAC do Sesc Ijuí por R$15 para usuários do cartão Sesc/Senac.

Associados do Sinpro têm direito a dois ingressos gratuitos, limitados, então garanta já o seu! Entre em contato com a secretaria do sindicato através do whatsapp 9614-2840.