Negociações encaminhadas no ensino básico

– O Sinpro participou na última quinta-feira, 4, de mais uma rodada de negociações com o Sinepe/RS para encaminhar a assinatura de uma nova CCT dos professores do ensino básico. E uma proposta de reajuste salarial, que também contempla a aproximação de valores entre os diferentes níveis de ensino – uma pauta histórica dos professores – foi apresentada.

A proposição prevê reajustes diferenciados de acordo com a faixa de cada professor, começando em 6%, e variando entre 6,47%, 6,57% e 6,87%. É uma proposta extensa e que nos próximos dias será detalhadamente analisada pela assessoria jurídica do Sinpro. A análise preliminar é de que, embora a aproximação seja pequena, ainda é um aceno importante por parte da representação patronal.

O Sinepe marcou para o próximo dia 16 uma assembleia com seus representados, muito provavelmente para votar e chancelar a proposta apresentada aos sindicatos de professores.

Acordo próximo de ser fechado na educação superior

– Na câmara da educação superior, a negociação com o Sinepe/RS também foi encaminhada. Após uma série de proposições de ambas as partes, em princípio um acordo está alinhavado prevendo a reposição salarial em 5,47% para o mês de junho. Os professores que atuam em instituições de ensino representadas pelo Sinepe ainda terão, neste ano, a retomada do pagamento do 13º salário com a primeira parcela em agosto e o restante em dezembro, além do ajuste do feriado do dia do professor em outubro. De outro lado, deve haver a flexibilização para a realização de homologações de rescisões de maneira remota.

Conversa truncada com as comunitárias

Já nas negociações com o Sindiman, representante das instituições comunitárias, a negociação não teve avanços. O encontro desta semana não teve consensos mais uma vez, visto que a proposta de reajuste salarial da entidade patronal prevê a integralização da reposição somente em setembro deste ano, o que não é aceito pelo Sinpro-Noroeste e demais sindicatos.

Agora, a tentativa será de retomar a pauta da reposição integral ainda no primeiro semestre.

PRESTAÇÃO DE CONTAS 2022 APROVADA

– O Sinpro reuniu os professores do ensino privado de Ijuí neste sábado, 6, para assembleia de prestação de contas do sindicato de 2022. Por unanimidade, o relatório fiscal foi aprovado contendo os detalhes das receitas e despesas do sindicato no último ano.

A assembleia também serviu para atualizações sobre as negociações coletivas, mantidas neste momento em quatro frentes diferentes: educação básica e superior com o Sinepe/RS e ambas também junto ao Sindiman, que representa as instituições comunitárias.