Lideranças do ensino privado fazem balanço positivo da Conae 2024

A Diretora Executiva da Contee se reuniu nesta quinta-feira (8) para fazer uma avaliação da Conferência Nacional Extraordinária de Educação (Conae 2024), realizada no fim de janeiro, e reafirmar a importância da atuação da entidade na batalha que vem pela frente pela aprovação do novo Plano Nacional de Educação (PNE).

A participação de cerca de 3 mil pessoas nos três dias de Conferência mostrou a força da mobilização, não apenas do Fórum Nacional de Educação (FNE), organizador do evento, mas também do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE). Dirigentes lembraram que a bancada reacionária no Congresso Nacional chegou a tentar inviabilizar a Conae, sem sucesso. Ainda que não tenham tido força para isso, contudo, é certo que irão criar todo tipo de obstáculo à tramitação do PNE, o que torna imprescindível que a mobilização popular continue.

Nisso, a Contee tem papel fundamental, sobretudo com a bandeira da regulamentação da educação privada, endossa pelo coordenador do FNE, Heleno Araújo, em seu discurso na Conae.

O coordenador-geral do Sinpro-Noroeste e integrante da diretoria da Contee, Valdir Kinn, participou da Conae representando o ensino privado do Rio Grande do Sul.

Assembleia de retirada de pautas para negociações coletivas

O Sinpro alerta a categoria dos professores do ensino privado para Assembleia Geral do sindicato, que ocorrerá no dia 24 de fevereiro, sábado, a partir das 9h45, na sede do Sinpro.

O encontro é importante porque debaterá as pautas para balizar as negociações coletivas, que devem se iniciar em março. O objetivo é renovar cláusulas e avançar em acordos com o Sindiman, que representa as instituições comunitárias, e com o Sinepe, representante das demais instituições de ensino privadas do Estado.

Neste ano, o Sinpro também manterá negociações com o Sindedin, representante das instituições de educação infantil, antigo Sindicreches.

*Prestação de contas*

No mesmo dia 24, o sindicato apresentará em detalhes o relatório de receitas e despesas de 2023, com a prestação de contas do ano passado. Participe!

Atendimento na sede do Sinpro

O Sinpro não terá atendimento presencial nesta segunda-feira, 12, durante o feriadão de carnaval. O expediente normal, a partir das 8h30, será retomado na quarta-feira, 14.