Sinpro participa de primeiras rodadas de negociações coletivas da educação superior

Foram realizadas nesta semana as primeiras rodadas de negociação coletiva entre os sindicatos do ensino privado e as representações patronais, visando a composição das novas convenções coletivas de trabalho.

Como tem sido praxe nos últimos anos, a negociação é divida em câmaras, que debatem separadamente as convenções do ensino superior e do ensino básico.

Junto ao Sindiman, que representa as instituições comunitárias, os sindicatos de trabalhadores apresentaram uma pauta de reivindicações conjunta e relativamente enxuta da educação superior, que busca indicar os elementos centrais de negociações para este ano. Os itens da pauta acabaram não sendo debatidos, já que esta primeira reunião se concentrou em questões pendentes relativas à redação de cláusulas da última convenção formalizada.

Já com o Sinepe/RS, os representantes dos professores detalharam os itens da pauta de reivindicações, com a discussão dos primeiros elementos que vão nortear a negociação. Feita em formato híbrido, com parte dos interlocutores online e outra parte presencialmente em Porto Alegre, a reunião teve de ser interrompida por um problema técnico, e será retomada na próxima semana.

No ensino básico, sindicatos apresentam pedido de índice de reajuste salarial

Nesta semana, o Sinpro-Noroeste, junto com o Sinpro Caxias e Sinpro-RS, também deu início às negociações para a CCT dos professores da educação básica com o Sinepe/RS.

Na ocasião, foi apresentado um pedido de reajuste de 5% aos salários dos trabalhadores, tendo em vista questões como aumento no número de alunos e reajuste de mensalidades acima da inflação em diversas instituições de ensino. Os representantes do Sinepe receberam a pedida de forma positiva, e projetaram maior diálogo ao longo das próximas semanas sobre o tema.

Além disso, os professores foram incisivos sobre a necessidade urgente da aproximação dos valores pagos a professores de anos iniciais do ensino fundamental e anos finais do ensino médio, uma reivindicação histórica dos sindicatos de trabalhadores.

As negociações também prosseguirão com debate marcado para a próxima semana.

Espetáculos do Sesc

O Sinpro-Noroeste vai disponibilizar ingressos gratuitos limitados a seus sócios para espetáculos do Sesc. Confira a agenda das próximas semanas:

Se meu ponto G falasse

Dia 15 de março – sexta-feira

Teatro do Sesc

A comédia traça com muito bom humor e uma pitada de auto-ajuda o perfil de duas amigas do final do século XX. Temas como sexualidade, casamento, separação, conquista profissional, medo, idade, beleza e auto-estima são desencadeados ao longo das quatro fases que permeiam a história dessas duas mulheres aparentemente comuns, mas que, durante o espetáculo, mostram o seu encanto.

Dentrofora

Dia 19 de março – terça-feira

Teatro do Sesc

O espetáculo traz uma metáfora sobre o ser humano contemporâneo, no recorte de duas personagens, chamadas apenas Homem e Mulher. O sentido vazio da palavra, a obsessão do homem em dar sentido à sua vida fazem as personagens pensar na sua nova condição.