Negociações coletivas iniciadas

O Sinpro-Noroeste, em conjunto com os demais sindicatos do ensino privado, iniciou na última sexta-feira, 1º, o processo de negociação coletiva 2024 com as representações patronais.

O primeiro encontro sobre a educação superior ocorreu com a representação do Sinepe/RS. Não houve discussão com base na pauta de reivindicações, que será entregue somente na próxima semana.

Após uma análise da conjuntura educacional no ensino privado do RS, os representantes sindicais expuseram a impossibilidade de construir acordos que flexibilizem índices de reposição da inflação, inclusive com a necessidade de repor as perdas acumuladas pelos professores nos últimos anos.

Também com o Sinepe/RS, os representantes sindicais tiveram a primeira reunião sobre o ensino básico. Após análise do cenário educacional, foram abordados temas como a importância de algumas escolas já terem regulado o uso pedagógico do celular, e informações sobre a frente parlamentar criada na Assembleia Legislativa para censurar os professores.

Os representantes dos trabalhadores também acentuaram o fato de que as escolas aumentaram consideravelmente o número de alunos, além de terem reajustado as mensalidades muito acima da inflação, o que contrasta com os baixos índices de reposição salarial concedidos nos últimos anos. Na próxima semana, com a entrega da pauta oficial de reivindicações, as negociações terão início.

Recomposição da diretoria-executiva do Sinpro

O Sinpro realizou, na última semana, uma reunião com sua diretoria colegiada para deliberar questões internas do sindicato. A principal delas foi a substituição na composição da diretoria executiva, responsável por administrar o dia a dia da entidade sindical.

Após vários anos de colaboração com o Sinpro, a professora Neide Ribas da Luz Scarparo Cunha solicitou desligamento da diretoria executiva, pois rescindiu seu contrato com o Colégio Sagrado Coração de Jesus em função de sua aposentadoria. Apesar de deixar a diretoria executiva, a professora Neide segue no quadro de associados do sindicato.

Conforme o estatuto do Sinpro, a diretoria colegiada indicou a professora Cristina Guterres (educação básica do Colégio Sagrado Coração de Jesus), que passará a compor a executiva do sindicato.

Retirada de pauta e prestação de contas

Em assembleia realizada na semana passada, os professores que compõem a base do Sinpro também participaram de debate sobre as pautas que vão compor a lista de reivindicações das negociações coletivas, cujas reuniões com as representações patronais se iniciam neste mês de março.

No mesmo dia foi apresentado o relatório de despesas e receitas do Sinpro no ano de 2023. O documento recebeu aprovação do Conselho Fiscal do sindicato, com as contas apresentando superávit no ano passado.