Informe publicado em 09/01/2023

NOTA DE REPÚDIO
– Brasília e o Brasil foram novamente surpreendidos, neste domingo (8), com nova tentativa de golpe de Estado por parte dos terroristas bolsonaristas. A Contee repudia de forma veemente a tentativa de ruptura da democracia e conclama aos poderes constituídos e às instituições da democracia a envidar ações enérgicas e eficazes contra o fascismo e o terrorismo bolsonaristas.
A entidade também repudia e pede ação enérgica contra inação do governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha (MDB) e o, agora, ex-secretário de Segurança Pública, Anderson Torres, ex-ministra da Justiça de Bolsonaro. Foram lenientes e até coniventes com que está a ocorrer em Brasília.
Cenas púbicas, filmadas, portanto, registradas, mostraram a PMDF (Polícias Militar do Distrito Federal) conduzindo os terroristas até a Esplanada dos Ministérios, alvo dos terroristas bolsonaristas.
A Contee, entidade sindical que representa os trabalhadores do ensino privado no Brasil – professores, técnicos e auxiliares – manifesta total e veemente repúdio à tentativa de destruição da democracia e do Estado de Direto.
Da mesma forma repudia a invasão e depredação do Congresso, instituição que representa o povo brasileiro, o Palácio do Planalto, sede do governo federal, e o STF (Supremo Tribunal Federal), que representa a Justiça brasileira.
Punição a todos que financiaram e praticaram os atos terroristas, com propósito de destruir a democracia e o Estado de Direito. Do contrário, esses terão vencido.

NEGOCIAÇÕES COLETIVAS
– O ano de 2023 será de retomada das negociações coletivas entre o Sinpro e demais sindicatos com o Sindiman, para a assinatura de uma nova convenção coletiva de trabalho dos professores ligados a instituições de ensino comunitárias.
Desde dezembro do ano passado, quando se reiniciaram as reuniões, houve três encontros com o objetivo de adiantar o processo de reescrita da maioria das cláusulas da convenção dos professores do ensino privado. O Sindiman já apresentou uma proposta de revisão, enquanto os sindicatos de trabalhadores ainda trabalham numa proposição para as novas redações dos itens da convenção. Ainda não houve consensos entre as partes, que voltam a ser reunir nesta primeira quinzena de janeiro, antes da data-base da categoria.