PREPARAÇÃO PARA AS NEGOCIAÇÕES COLETIVAS

– Foi realizada nesta quinta-feira, 23, mais uma reunião prévia de negociação entre os sindicatos de professores e o Sindiman, que representa as mantenedoras de instituições comunitárias do RS.

A pauta básica das reuniões prévias, iniciadas ainda em 2022 com foco no ensino superior, tem como objetivo discutir e esclarecer pontos sobre a reescrita da Convenção Coletiva, a fim de atualizar o texto das cláusulas. Depois que uma proposta inicial de nova redação foi apresentada pelo sindicato patronal, os sindicatos de trabalhadores é que devem apresentar, na próxima semana, o resultado da subcomissão que se debruçou a revisar a CCT firmada com o Sindiman. O conjunto de sugestões possui alterações que congregam questões técnicas e jurídicas.

Com isso, será possível, a partir da apresentação do relatório, iniciar as negociações coletivas para a assinatura de uma nova CCT junto ao Sindiman. A próxima reunião entre as entidades está agendada para a semana que vem.

COLETIVO DA EDUCAÇÃO BÁSICA ANALISA CONJUNTURA

– O coletivo de sindicatos formado por Sinpro-Noroeste, Sinpro/RS e Sinpro/Caxias se reuniu na última quinta-feira, 23, para também afinar as estratégias para o início das negociações coletivas relacionadas ao ensino básico.

Entre os temas debatidos esteve o índice de reposição salarial aos professores. Técnicos do Dieese participaram da reunião, e expuseram a realidade do ensino privado do RS quanto às mensalidades: 75% das escolas reajustou os valores acima da inflação, além de um aumento no número de alunos na educação básica, conforme o Censo escolar.

Na pauta de reivindicações, foram citadas também questões como a necessidade de reconhecimento do tempo para planejamento de atividades e o excesso de trabalho nas plataformas digitais.

As reuniões negociais com o Sinepe/RS se iniciam na próxima semana, e devem acontecer em formato híbrido, com uma parte do coletivo de forma presencial e outros diretores de forma online.

ASSSEMBLEIA DO SINPRO

– O Sinpro-Noroeste realiza no próximo dia 3 de março, sexta-feira, uma assembleia geral extraordinária para a retirada de pautas para a campanha salarial, que se inicia no próximo mês.

O encontro é direcionado a todos os professores do ensino privado de Ijuí de todos os níveis, e ocorre de maneira online, a partir das 18h.

As sugestões de pauta apresentadas pelos docentes vão balizar as negociações coletivas das quais o Sinpro participa, com o objetivo de avançar para a assinatura de uma nova convenção coletiva de trabalho. As negociações ocorrem junto ao Sinepe/RS, Sindiman e Sindicreches. Por isso, a assembleia é direcionada a professores do ensino infantil, básico e superior.

O link para participação na assembleia será enviado aos professores por email. Se preferir, solicite o link através do nosso whatsapp 99614 2840.

É NA PRÓXIMA SEMANA: SHOW ELIS & ELAS

– O aclamado espetáculo Elis e Elas está de volta em Ijuí. No próximo dia 3 de março, sexta-feira, a partir das 20h, o grupo de artistas locais que faz releituras de clássicos interpretados por Elis Regina se apresenta no auditório do CEAP.

O Sinpro é apoiador da iniciativa e nossa sede também será um dos pontos de venda de ingressos, que custam R$ 30. Mas *ATENÇÃO*: sócios do Sinpro-Noroeste e seus dependentes têm 50% de desconto, e podem adquirir as entradas no valor de R$ 15.