INFORME DO SINPRO

Negociações coletivas do ensino básico têm prosseguimento

– Os sindicatos de professores, entre eles o Sinpro-Noroeste, participaram na última quinta-feira, 16, da segunda rodada de reuniões negociais com o Sinepe/RS para a formalização da nova convenção coletiva de trabalho dos trabalhadores do ensino básico.

O ponto principal do encontro foi o pedido para a antecipação do índice inflacionário de 2022, medido pelo INPC, que representa 5,49%. A solicitação foi acatada pelo Sinepe/RS, que vai orientar as instituições de ensino a integralizar o percentual já nos salários que serão pagos aos professores no mês de abril.

Uma pauta antiga também voltou à mesa de negociações. É a redução de 20% na diferença entre os salários dos professores que atuam na educação infantil e anos iniciais, e dos professores que estão nos anos finais do ensino fundamental. Como resposta, o sindicato patronal informou que avaliará a questão.

Ainda nesta semana, os professores levaram para a negociação a reivindicação por mais tempo para elaboração de materiais pedagógicos voltados a estudantes com deficiência. Os sindicatos querem garantir que os docentes tenham horas específicas destinadas a esse trabalho. De outro lado, o Sinepe/RS sinalizou que têm interesse em amplificar o debate sobre inclusão nas escolas, mas uma resposta efetiva à reivindicação ficará para a próxima reunião negocial, que deve ocorrer na semana seguinte.

*Sindiman*

Nesta semana o Sinpro-Noroeste teve, também, o primeiro encontro de negociação com o Sindiman, que representa as instituições de ensino básico comunitárias. A pauta de reivindicações foi entregue e o processo negocial seguirá na próxima semana.

Comissão da educação superior tem segunda rodada de negociação

– Na câmara que debate a nova convenção do ensino superior junto ao Sinepe/RS, o Sinpro-Noroeste, junto aos demais sindicatos de trabalhadores, insistiu na necessidade de reposição integral do INPC do último período, retomando a data-base de 1º de março como referência fundamental para o ensino privado do RS.

Os representantes patronais classificaram como difícil o atendimento desta demanda, mas de outro lado os sindicatos de professores insistiram que é preciso construir uma alternativa para recompor os salários. O tema voltará a ser discutido durante o processo negocial, provavelmente na próxima semana.

Da mesma forma, se iniciaram na última quinta-feira, 16, as negociações junto ao Sindiman para a convenção dos professores do ensino superior. Os sindicatos de trabalhadores entregaram e apresentaram a pauta unificada com as reivindicações dos professores, com destaque para a reposição da inflação aos salários (5,47%), bem como a expectativa de antecipação da reposição dos percentuais adiados nas negociações de 2020 e 2022.

Show com Gabriel Braga Nunes e Banda no Sesc

– O ator, cantor e instrumentista Gabriel Braga Nunes se apresenta em Ijuí na próxima semana. O Sesc traz à cidade a atração na próxima quarta-feira, 25, por R$ 20 para idosos, estudantes e usuários do Cartão Sesc/Senac nas categorias Comércio e Serviços ou Empresários, e R$ 40 para o público em geral. O show começa às 20 horas, no teatro do Sesc.

Os sócios do Sinpro têm direito a dois ingressos gratuitos, que podem ser retirados na sede do sindicato até a terça-feira, 21. Mais informações através do whatsapp do Sinpro 9614-2840.