INFORME DO SINPRO

Professores indicam pautas para negociações coletivas
– O Sinpro-Noroeste realizou nesta sexta-feira, 3, uma assembleia geral extraordinária para, com o conjunto da categoria, elencar as pautas prioritárias para as negociações coletivas junto aos sindicatos patronais. As reuniões de trabalho começam na próxima semana, e serão mediadas pelos coletivos de sindicatos de trabalhadores do ensino privado.
No âmbito da educação infantil, uma nova convenção de trabalho será negociada com o Sindicreches, que representa as instituições de ensino. Na educação básica e na superior, as negociações ocorrerão em paralelo com o Sinepe/RS e com o Sindiman, também com o intuito de formalizar novas convenções coletivas.
A assembleia desta sexta, feita de forma online, teve presença maciça dos professores representados pelo Sinpro. Após a fase de preparação, os coletivos da educação básica e superior iniciam na próxima quinta-feira, 9, as negociações com o Sinepe/RS. A seguir, as pautas elencadas para cada segmento.

Educação superior
– Reposição do INPC de março de 2022 a fevereiro de 2023;
– Antecipar a reposição dos percentuais adiados das negociações de 2021 (Sindiman) e 2022 (Sinepe e Sindiman);
– Antecipar a retomada da aplicação dos percentuais de aprimoramento acadêmico (Sindiman);
– Regulamentação trabalhista do trabalho docente nos cursos em EAD;
– Disciplina em regime/Atendimento especial/Tutoria ou no formato de estudo dirigido;
– Regras para o despedimento;
– Garantia do direito de opção pelo despedimento com todas as garantias rescisórias aos professores com perspectiva de carga horária inferior à metade da média da carga horária contratada dos últimos cinco anos;
– Garantia de assessoria especializada aos professores em sala de aula para o atendimento dos alunos com deficiência;
– Ampliação do auxílio-creche para a faixa até cinco anos e 11 meses;
– Manutenção das demais cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT)

Educação básica
– Reajuste Salarial;
– Aproximação de valores hora-aula;
– Regulamentação de atividades tecnológicas e de atendimento a alunos com deficiência;
– Retrabalho dos instrumentos de avaliação;
– Direito ao descanso;
– Regras para o despedimento;
– Desconto da Contribuição Assistencial/Taxa Negocial.

Agenda cultural Sesc Ijuí
– O Sesc traz a Ijuí na próxima terça-feira, 7, o espetáculo teatral “Caim”. O último romance de José Saramago, único escritor da língua portuguesa a ganhar um Nobel de Literatura, é transposto para o palco transformado em monólogo pela dramaturga Teresa Frota e encenado por Henri Pagnoncelli. Na obra, que conserva as características do texto original, o ator vive Caim — e todos os outros personagens —, filho de Adão e Eva, condenado por Deus por matar seu irmão, Abel. O protagonista, então, transita por várias passagens do Antigo Testamento, em uma narrativa que discute a relação do homem com o criador.
Os associados do Sinpro-Noroeste têm direito a dois ingressos gratuitos. O número de entradas é limitado, então garanta seu ingresso agora mesmo na sede do Sinpro, ou fazendo a reserva através do WhatsApp 9614-2840.