INFORME DO SINPRO

Nova rodada de negociações com representações patronais da educação superior

– O Sinpro-Noroeste participou, na última quinta-feira, 27, de mais duas rodadas de negociação com os sindicatos que representam as instituições de ensino, para tratar dos novos acordos relativos aos trabalhadores da educação superior.

Pela manhã, o encontro foi realizado na sede do Sindiman, que representa as instituições de ensino comunitárias.

A partir da apresentação de dados e informações, os representantes do Sinpro, junto a outros sindicatos da educação, frisaram a necessidade de tornar a negociação mais objetiva e, dessa forma, construir um consenso mínimo em torno das cláusulas para a renovação da convenção coletiva. No entanto, não houve avanços na negociação e o acordado foi de que, a partir da próxima rodada, se buscará objetivar o debate com foco nas questões mais importantes para a conclusão das negociações.

Com *Sinepe/RS* uma nova rodada de negociações foi realizada na tarde de quinta-feira. Foi o primeiro encontro após a reunião da diretoria plena do Sinepe, com o debate se encaminhando para a finalização dos termos para a assinatura de uma nova convenção coletiva.

Porém, algumas questões ainda estão pendentes. Há pontos positivos, como o reconhecimento da necessidade de recomposição dos salários pelo INPC, mas a proposta inclui o pagamento do reajuste estendido ao longo do segundo semestre, o que foi vetado pelo Sinpro e demais sindicatos. Também foi solicitada pelo patronal a flexibilização de duas cláusulas da convenção, ponto sobre o qual não houve consensos.

Na educação básica as reuniões foram suspensas durante a última semana, e o próximo encontro negocial está previsto para a próxima quinta-feira, 4 de maio.

Assembleia prestação de contas

– O Sinpro-Noroeste fará neste início de maio a apresentação de sua prestação de contas de 2022. A Assembleia Ordinária para a exposição do relatório financeiro ocorrerá no dia 6 de maio, sábado. O encontro ocorrerá de forma presencial, na sede do Sinpro, às 11 horas, e é aberto a todos os professores.