NOVA COVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO
– A Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) dos professores e professoras que atuam nas instituições comunitárias de educação superior (Ices) foi formalizada no Ministério do Trabalho no mês de julho. O conjunto de cláusulas resultou de um longo processo negocial, que se iniciou em março e foi concluído em junho, perfazendo um total de 10 reuniões negociais entre o Sinpro-Noroeste e o Sindiman/RS.
Pelo acordo, a reposição inflacionária terá novo reajuste de 0,72% nos salários de agosto, integralizando 6,22% sobre valor da hora-aula de março de 2021. Além disso, os salários de outubro terão reposição de 4% sobre o valor da hora-aula de agosto de 2022, em um calendário de novos reajustes que prossegue em 2023.
Outros destaques da nova CCT:
– As instituições de ensino devem oferecer para opção dos professores Plano de Saúde e participar do seu custeio na base de 2% do seu valor por hora-aula contratada, até o limite de 50% do custo do plano contratado (Cláusula 24)
– É obrigatório o pagamento das participações em reuniões institucionais, com base na carga horária despendida (Cláusula 12)
– Professoras e professores têm direito a um desconto nas mensalidades de seus dependentes que estejam estudando na instituição de ensino em que atuam. (Cláusula 31)
– Está vedado o repasse de demandas de trabalho aos professores e professoras em domingos e feriados (Cláusula 61)
A íntegra da Convenção Coletiva de Trabalho 2022-2023 dos professores de instituições comunitárias de ensino superior está disponível no site do Sinpro (sinpronoroeste.org.br)

ELEIÇÕES NO SINPRO
– O mês de setembro marca as eleições para a renovação da diretoria colegiada, conselho fiscal e representantes sindicais de base do Sinpro-Noroeste. A votação ocorre nos dias 28 e 29 de setembro das 8h30min às 21horas 30 minutos, através de mesa coletora de votos instalada na sede do sindicato e urnas itinerantes nos principais estabelecimentos de ensino.
Já está aberto o prazo para inscrição de chapas que pretendem disputar o pleito, com prazo que se estende até o dia 5 de setembro, às 17h30. O edital com os detalhes sobre o processo pode ser conferido no site do Sinpro-Noroeste.

ATIVIDADES CULTURAIS
– O Sesc traz a Ijuí duas atrações culturais nos próximos dias e, através da parceria com a entidade, o Sinpro-Noroeste convida seus associados para a atividade da próxima quarta-feira, 10 de agosto, a partir das 15h. Parceria entre a companhia Eranos – Circuito de artes Sesc de Santa Catarina e a Turma do Dionísio traz a atividade “Teatro para a primeira infância e o conceito de protagonismo infantil”.
Na próxima terça-feira, dia 16 de agosto, o Museu dos Meninos, do Rio de Janeiro, e a Cia Cadagy Unijuí apresentam, a partir das 19h, “Arqueologias para o futuro” e “Sem título para uma radiocoreografia”. Ambas as apresentações e oficinas ocorrem no teatro do Sesc em Ijuí.
Mais informações no Sesc ou através do whatsapp do Sinpro: 9614-2840.