NEGOCIAÇÕES COLETIVAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

– As entidades sindicais ligadas à FeteeSul realizaram, na semana que passou, mais uma rodada de negociações coletivas com o Sinepe/RS. Na ocasião, o sindicato patronal apresentou nova proposta para o reajuste salarial das categorias: 5% até junho, mais 3% em julho e, a partir de setembro, a integralização do INPC, totalizando um reajuste de 10,8%. Os trabalhadores não concordaram com a proposta e o Sinepe/RS deverá convocar uma reunião com os dirigentes das instituições de ensino, na última semana de abril, para discutir o assunto. A proposta dos professores é de integralização do INPC de 10,8% em maio.

Houve, ainda, reunião com a representação do Sindiman, onde foram repassados os pontos de pauta, mas não houve avanços significativos.

NEGOCIAÇÕES COLETIVAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

– Na câmara que debate a CCT para os professores do ensino superior as negociações seguem difíceis, principalmente após reunião nesta semana com o Sindiman. Superado o período em que as entidades de trabalhadores detalharam seus pontos de pauta, a representação patronal respondeu negativamente a todas elas e apresentou quatro proposições que deseja que sejam discutidas na mesa de negociações.

Todas estas pautas representam redução ou retirada de direitos: desconto para dependentes nas instituições de ensino, adicional por tempo de serviço, adicional de aprimoramento acadêmico, e a reposição inflacionária dos salários. Apesar da sinalização sobre os temas, nenhuma proposição foi apresentada, e uma nova reunião está agendada para a próxima terça-feira, dia 19.

PLENÁRIA DO FÓRUM PELA GESTÃO DEMOCRÁTICA DAS ICES

– Professores, funcionários técnicos e administrativos e estudantes de instituições comunitárias de educação superior se reuniram em Porto Alegre, no dia 9 de abril, para a 13ª edição da Plenária pela Gestão Democrática das Instituições Comunitárias de Ensino Superior.

O Fórum é coordenado pelo professor Marcos Julio Fuhr, diretor do Sinpro/RS, que fez a abertura dos debates, tendo como painelista a professora Cristina Fioreze, doutora em sociologia e docente da UPF.

A seguir, o debatedor Valdir Graniel Kinn, mestre, professor da Unijuí e coordenador geral do Sinpro/Noroeste apresentou as características das treze Universidade e dois Centros Universitários que se intitulam “públicas não estatais”, “modelo alternativo” de ensino superior no Rio Grande do Sul.

Destacou que é um equívoco das ICES a política de competição com o mercado. Assinalou que este não é democrático, na medida em que não satisfaz as necessidades da sociedade. Referiu ainda que esta política das ICES encolhe a concepção de instituição comunitária.

Registrou ainda que na atual conjuntura das ICES existe uma grande insatisfação dos professores que se expressa, por exemplo, no aumento dos que procuram outra atividade devido ao esvaziamento dos seus contratos de trabalho.

Na continuidade, Kinn apresentou um resumo da comparação da pesquisa sobre a realidade docente do ensino superior em 2021 e 2022.

A pesquisa destacou a necessidade de atenção à saúde dos professores uma vez que aliado a sobrecarga laboral descrita pelos docentes, pesam as perdas de amigos e familiares em decorrência da pandemia. Parece haver a necessidade de qualificação da relação entre os docentes e suas IES, que deve ser mais humanizada, atenta aos aspectos psicológicos e de bem estar no ambiente de trabalho para fortalecer o protagonismo docente no processo ensino aprendizagem; qualificação também das relações com os alunos com vistas à criatividade e inovação.

ASSEMBLEIA DO SINPRO

– O Sinpro-Noroeste realiza no próximo dia 30 de abril, a partir das 10 horas, para prestação de contas do sindicato relativas ao ano de 2021.

A Assembleia Ordinária ocorre na sede do Sinpro, e todos os professores do ensino privado de Ijuí estão convidados. Na ocasião, também será feito um relato detalhado sobre os temas debatidos nas mesas de negociação com o sindicato patronal, para a assinatura de uma nova CCT.

ATENDIMENTO ESPECIAL

– O Sinpro informa que na próxima semana terá um atendimento presencial diferenciado em sua sede. Em virtude do feriado de Tiradentes, celebrado em 21 de abril, próxima quinta-feira, também não haverá expediente interno no sindicato na sexta-feira, dia 22.

O atendimento normal no Sinpro será retomado na segunda-feira, dia 25.