ATENDIMENTO JURÍDICO ACONTECE NESTA SEMANA

– O Sinpro volta a ofertar atendimento jurídico presencial, na sede do sindicato, para seus associados. Os assessores jurídicos estarão no Sinpro disponíveis para orientações jurídicas gratuitas a cada 15 dias. E nesta segunda-feira, 25 de julho, das 9h às 11h, os assessores jurídicos atenderão os associados do Sinpro. Para ter acesso ao serviço é preciso fazer agendamento na Secretaria do Sinpro, através do WhatsApp, no 9614 2840, no telefone fixo, 3332 8028, ou pelo email sinpro.iju@terra.com.br. Os atendimentos serão relacionados a questões trabalhistas e previdenciárias.

SINPRO REPRESENTADO NA CONAPE 2022

– O FNPE (Fórum Nacional Popular de Educação), entidade que organizou a 2ª Conape (Conferência Nacional de Educação Popular), em Natal (RN), nos últimos dias 15 a 17 de julho, divulgou, nesta terça-feira (19), a “Carta de Natal”, documento final da conferência. O documento vai servir de referência para o debate político nacional dos trabalhadores em educação.

As entidades participantes da Conape, dentre essas, a Contee, aprovaram conjunto de proposições a serem implementadas para a construção de “plataforma em defesa do Estado Democrático de Direito, em defesa das instituições republicanas, da vida e da soberania popular, dos direitos sociais e da educação, que mobilize, ainda mais, amplos setores da sociedade.”

O Sinpro-Noroeste, assim como demais entidades sindicais do RS, também participaram da Conape e ratificaram a carta composta durante o evento.

São, ao todo, 35 itens aprovados na plenária final, no último domingo (17), que passam pela revogação do Teto de Gastos, a Emenda à Constituição 95/16, que congela, por 20 anos, os investimentos primários do governo federal.

E vão até “contra todas as formas de desqualificação da educação e de financeirização, privatização, terceirização e transferência de responsabilidades do Estado na educação à iniciativa privada (em todos os níveis, etapas e modalidades), e contra todos os ataques aos direitos trabalhistas e previdenciários” dos profissionais da educação.

ASSEMBLEIA PARA CCT DA EDUCAÇÃO INFANTIL

– O Sinpro convoca todos os professores vinculados a escolas de educação infantil para assembleia geral da categoria, que será realizada na próxima quinta-feira, 28 de julho, de forma online, a partir das 10h.
O link para acesso será repassado diretamente no email cadastrado pelos professores nos educandários.

A assembleia servirá para apresentar e deliberar sobre o acordo coletivo com o Sindicreches, entidade que representa as escolas de educação infantil, que assinará com o Sinpro uma nova convenção coletiva para os professores da educação infantil.