Dirigentes da Executiva da Contee participaram de reunião, na tarde desta terça-feira (30), com o ministro Camilo Santana, na qual apresentaram as demandas e bandeiras da Confederação. Estiveram presentes os diretores Gilson Reis (coordenador-geral), Allysson Mustafa (coordenador da Secretaria de Assuntos Educacionais e Formação) e Rodrigo de Paula (coordenador da Secretaria de Finanças), além das diretoras Madalena Guasco Peixoto (coordenadora da Secretaria-Geral), Cristinas Castro (coordenadora da Secretaria de Relações Internacionais) e Margot Andras (coordenadora da Secretaria de Defesa das Diversidades, Direitos Humanos e Respeito às Etnias e Combate ao Racismo).

Segundo Gilson, foi uma reunião produtiva. “Era uma pauta que estávamos perseguindo nos últimos meses, para debater a questão que envolve a educação privada brasileira, a regulamentação da educação, a fiscalização, tudo que envolve o processo da construção educação superior”, relatou.

O coordenador-geral da Contee também explicou que a entidade abordou a crescente influência do mercado financeiro no ensino básico, com grandes instituições comprando várias escolas pelo país afora. “Expressamos nossa preocupação com a precarização pedagógica e ressaltamos que a educação nacional deve estar vinculada ao projeto de desenvolvimento nacional.”

Outro assunto abordado foi a valorização dos trabalhadores dos estabelecimentos de ensino. “Na medida em que não há uma regulamentação e as relações regulatórias vão sendo precarizadas, também há uma preconização do trabalho”, alertou. Conforme o relato de Gilson, o ministro ouviu atentamente e assumiu compromisso, juntamente com as secretarias do MEC presentes na reunião, de que será realizado um conjunto de outros encontros para debater os assuntos apresentados pela Contee.

“A questão essencial que ficou na reunião, demarcada pelo ministro ao fim do debate, é a necessidade da regulamentação da educação privada. É o tema da nossa campanha e o ministro demonstra a necessidade de realizarmos essa regulamentação”, disse o coordenador-geral da Confederação. “Foi uma boa reunião. Teremos desdobramentos agora a partir de fevereiro e a Contee, com certeza, será inserida no debate nacional pela reconstrução da educação brasileira.”