O Sinpro-Noroeste participou na última quinta-feira, 23, através de seu coordenador-geral, Valdir Kinn, de uma reunião com representantes do Comung, o consórcio de universidades comunitárias do Rio Grande do Sul. O encontro teve a presença, também, do Sinpro/RS e do Sinpro-Caxias, e por parte do Comung contou com a participação de diversos reitores de universidades comunitárias.

O objetivo do encontro foi refletir o lugar e o papel das universidades comunitárias na reconstrução do Rio Grande do Sul, considerando o potencial e a capacidade técnica e científica que os corpos docentes das instituições possuem. Com isso, a ideia é inserir estas universidades diretamente no processo de assessoramento de governos, com consultorias e projetos efetivos para reconstruir infraestruturas e modelos econômicos que deverão ser adotados.

Também foi debatida a preocupação grande que há quanto aos estudantes das universidades comunitárias atingidos pelas enchentes. Neste sentido, as entidades sindicais estão solidárias a esses estudantes, e ficou acertada a busca conjunta de canais para encontrar alternativas de financiamentos, para a manutenção das matrículas destes alunos.
O entendimento é o de que muitas pessoas tiveram perdas econômicas significativas e, para além dos efeitos psicológicos causados pela tragédia climática, será necessário oportunizar meios para que estes estudantes continuem nas universidades.
Assim, os sindicatos ficaram com a incumbência de mobilizar forças políticas em governos estaduais e federais, a fim de buscar programas e auxílios para o ensino privado, principalmente à educação superior das universidades comunitárias.
Por fim, ficou acertada a organização futura de mais uma edição do Fórum das Universidades Comunitárias, evento tradicional de debates sobre o futuro das instituições em conjunto com os movimentos estudantis e com as próprias universidades.