O Sindicato dos Professores de Ijuí, Sinpro-noroeste, chega no próximo dia 25 de agosto a uma marca histórica: quatro décadas de atuação sindical pela categoria dos professores do ensino privado.
Uma das instituições sindicais mais longevas em atividade em Ijuí, o Sinpro foi fundado em 1984, ano de intensa ebulição política e social no Brasil, e desde então acompanhou as intensas transformações e os diferentes contextos vividos pelo País.
Atualmente, a base de representação do sindicato está distribuída em escolas particulares, escolas de idiomas, escolas infantis particulares – antigas creches – universidades particulares e demais estabelecimentos de ensino privado, nos diversos níveis de formação.
A fim de potencializar sua atuação na defesa dos interesses dos professores, o Sinpro-Noroeste, por decisão de seus associados, é filiado à Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino do Rio Grande do Sul – Fetee/Sul, à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino – Contee e à Central Única dos Trabalhadores – CUT.
A grande base do Sinpro requer campanhas anuais para negociar acordos com diversas entidades patronais, a fim de garantir os direitos dos professores de todos os níveis.
Itens como reposição inflacionária anual, pagamento de auxílio-creche e adicionais salariais aos professores são conquistas que necessitam de constante negociação para serem mantidas, e é o que pauta a atuação dos dirigentes sindicais.
Comemoração
O aniversário do Sinpro é no mês de agosto, mas comumente é celebrado em outubro, quando também se comemora o mês do professor.
E neste ano, os 40 anos do sindicato serão celebrados em um jantar comemorativo, que ocorre no dia 5 de outubro, na sede da AABB de Ijuí. Sócios têm direito a dois convites nominais, e entradas também podem ser adquiridas na sede do Sinpro.