Foi realizada na última semana, em Porto Alegre, a etapa estadual gaúcha da Conferência Nacional da Educação Extraordinária (Conae). A organização é da Secretaria da Educação em parceria com Fórum Estadual de Educação (FEE).
Nesta edição, o evento teve como tema “Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”.
O objetivo geral da Conae é mobilizar a sociedade civil e política na defesa do Estado Democrático de Direito, da Constituição Federal de 1988 e da educação como direito de todas as pessoas, com o intuito de oferecer contribuições à construção do novo Plano Nacional de Educação (PNE) para o decênio 2024-2034. O plano será o eixo central das políticas de Estado para o desenvolvimento da educação nacional, com gestão democrática, inclusão, equidade, diversidade e qualidade social.
Para isso, foram eleitos delegados regionais que participaram da conferência estadual para debater emendas e supressões ao texto-base apresentado em todo o País. A partir disso, foram escolhidas as propostas para a próxima etapa de debates, que será a Conferência Nacional de Educação. Divididos por setores e área representação, foram eleitos delegados para participar do evento que ocorre em janeiro de 2024.
Um dos nomes indicados pelo Rio Grande do Sul foi o do professor da Unijuí Valdir Kinn, coordenador-geral do Sinpro-Noroeste. Ele representará os trabalhadores da educação privada do RS na etapa final da Conae.